quinta-feira, 29 de março de 2012

A Loja do Sr. Falcão

No Sábado, como vos disse acabámos por ir jantar ao Museu da Chanfana (Quinta da Paiva), em Miranda do Corvo. A especialidade, como devem calcular, é chanfana... E estava, de facto muito boa. 
Além da chanfana pedimos uns mimos de javali com migas batata e lombinhos de pato (não sei se era bem este o nome, mas era este o bicho) também com migas e batata. Objectivamente estava tudo bom e  bem apresentado, mas confesso que tanto o prato de javali como o de pato tinham uma erva qualquer que não apreciei muito... não fiquei fã (principalmente das migas, onde a tal erva se notava mais). Aquilo que me cativou (e que será a minha eleição quando voltar) foi mesmo a chanfana. Aqui fica uma foto da dita cuja (e atrás podem ver os lombinhos de pato).



A sobremesa foi um risco... decidi experimentar um doce conventual - nabada de noz - que, como o nome indica é feito de nabo e noz... um nojo! Enjoativo como tudo... mas gostos são gostos e é sempre bom experimentar (pelo menos fiquei a saber que não gosto).


O resto do pessoal escolheu coisas bem melhores, ora topem lá:



Mas o que eu gostei mesmo, mesmo muito foi do sítio onde fomos depois beber um copo de vinho... A Loja do Sr. Falcão.


Trata-se de uma antiga mercearia transformada em loja de produtos tradicionais e taberna (mas uma taberna em bom).


Tem uma carta de vinhos bastante boa para uma taberna e vinho da casa a copo de que gostámos bastante (da Batalha). Pela noite dentro é possível petiscar um chouriço assado ou outros petiscos (tudo a preços muito acessíveis - o vinho a copo por exemplo fica a 1€).
A loja vende produtos como as conservas Tricana, brinquedos antigos, doces tradicionais, chocolates Regina (lembram-se das sombrinhas? :)), entre muitas outras coisas...


Quem nos atendeu foi o filho da proprietária e que nos explicou um pouco mais sobre o projecto e como arranjam determinados produtos... Digo-vos só que  é um trabalho árduo e que merece muito ser conhecido pois ajuda a manter vivas algumas coisas do melhor que se faz em Portugal.




Eu gostei muito. É, sem margem para dúvidas, um sítio onde regressar (e levar amigos) a muito curto prazo. Da próxima vez será para "picarmos" um chouriço assado entre um copo de vinho e uma boa conversa, assim em jeito de jantar pela noite dentro. Amei!


A Loja do Sr. Falcão abre às 6ª e Sábados das 15h às 19h e das 22h às 02h e vale muito a pena visitar. E não, não estou a ganhar nenhuma lata de sardinhas, apenas adorei o sítio. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário