terça-feira, 20 de março de 2012

O que 2011 / 2012 já me trouxe (e ainda bem)

Ler sempre foi uma das minhas perdições. Sou capaz de passar uma noite inteirinha em claro só para saber como acaba uma história. 
Infelizmente, há coisa de 3 ou 4 anos este meu gosto pela leitura esmoreceu. Acho que em grande parte se deveu ao mestrado e aos exames de ingresso na Ordem. O meu tempo livre era passado a ler livros técnicos e confesso que, quando me livrava destes, não me apetecia ler o que quer que fosse.
2011 foi o ano de voltar ao normal. Com quase tudo concluído (falta-me apenas um trabalho final) voltei a ter mais tempo para as minhas paixões. E a leitura é uma delas.

O dia que marcou este regresso foi a véspera do meu aniversário (23 de Dezembro), em que passei a manhã inteirinha a ler. A partir daí foi uma rasgação... Já marchou um livro sobre Maldito Karma (não está na foto - está emprestado), que achei hilariante. Conta a história de uma apresentadora de televisão fria e insensível que morre. Como acumulou Karma nessa vida, reencarna como formiga... O livro conta-nos depois a sua evolução. Tudo o que vai fazendo e as vidas por que vai passando para acumular Bom Karma (ou Darma) e poder voltar a ser humana. Um livro bem levezinho e que se lê muito bem.

Além deste já marcharam em 2012:

- Ensaio sobre a Lucidez (também não está na foto porque anda perdido no meu carro), de José Saramago - este já tinha iniciado em 2011, apenas o acabei em 2012;
- Steve Jobs (não descansei enquanto não o acabei... acho que o facto de ser uma grande cusca contribuiu muito para o facto de ter lido esta livro em 3 tempos), de Walter Isaacson;
- Mrs. Dalloway, de Virginia Wolf;
- O Elefante Evapora-se, de Haruki Murakami

Além destes fui passando os olhos por uns textos do Tubo de Ensaio IV, mas confesso que não faz o meu género.



No Domingo de manhã fiz mais uma visita à Bertrand e comigo vieram os fofos que estão no cimo da pilha e que serão as minhas próximas vítimas:

- Não sou um Serial Killer, de Dan Wells
- O Quarto de Jack, de Emma Donoghue
- À Rasca - Retrato de uma Geração, de Ana Filipa Pinto
- O Processo, de Franz Kafka (dele só li A Metamorfose, já lá vão uns anos e fiquei sempre curiosa por ler mais... como nos últimos tempos fui lendo uns livros do Murakami - cujo estilo achei semelhante - a minha curiosidade por Kafka voltou)
- As Aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle

Comecei ontem pelo da Ana Filipa Pinto, que apesar de não constar na lista dos livros que queria comprar encontrei por acaso e me deixou tão curiosa que teve que vir comigo para casa.

Estas vão ser as minhas leituras até ao Verão. Depois logo vos digo qual o que mais gostei.

E vocês, que livro vos acompanha na malinha?






Sem comentários:

Enviar um comentário