sexta-feira, 2 de março de 2012

Londres - Ideias para uns dias de passeio

Já há algum tempo que ando para vos falar de Londres e de alguns passeios que gosto de fazer por lá.
Há 2 semanas andei a passear este corpinho que Deus me deu por lá e eis o mote para vos deixar algumas dicas ou sugestões.
Basicamente o que fiz nestes 5 dias foi aproveitar museus e espectáculos e andar muito a pé a respirar o ambiente da cidade que adoro, mas neste post vou tentar resumir ideias tanto para quem vai só 2 dias e não conhece, como para quem já fez o circuito turístico e quer mais da cidade.

Visita - 2 dias - ideia geral da cidade:
Para quem nunca lá esteve e como primeira abordagem aconselho sempre os Hop-on Hop-off. 
Os bilhetes ficam à volta das 26 Libras mas vale bem a pena pois dão acesso a vários percursos (incluindo visitas a pé) durante 48h e dá para ficarem com uma ideia geral da cidade e escolherem o que vos apetece depois visitar. Podem entrar e sair do autocarro nos vários pontos do percurso e ir visitando ao vosso ritmo. 

A oferta de espectáculos e programas:
Se tiverem mais tempo e quiserem aproveitar a diversidade de espectáculos que Londres vos oferece porque não assistir a um concerto ou a um teatro? Nas promoções do lastminute conseguem preços bastante razoáveis (por vezes com direito a jantar e tudo). A título de exemplo, já consegui ver os Stomp a 10 £ (se bem que desta última vez o melhor que consegui foram 30£) e consegui bilhete e jantar para o Chicago por 20£. Neste site têm também promoções para restaurantes, alguns de chefs famosos como o Gordon Ramsay ou Jamie Oliver. Desta vez experimentei um do Mark Hix - Hix Oyster & Chop House com set menu por 22,50£ (s/ bebidas e s/ taxa de serviço - no total saíu por 35£ por pessoa).

Museus e Mercados de Londres - Actividades bem low-cost:
Se tiverem tempo e não quiserem gastar muito dinheiro podem aproveitar os vários museus de Londres.
A maior parte são bastante interessantes (muito interactivos) e FREE!

Os seguintes museus (entre outros) são gratuitos:
- Science Museum
- Natural History Museus
- Tate Modern
- British Museum
- The Museum of London 
- Victoria & Albert Museum
- National Maritime Museum (Greenwich)

Dicas de transporte, alimentação e alojamento para quem quer viajar em low-cost:


Relativamente à viagem para lá, se marcarem com alguma antecedência, conseguem preços muito bons pela Ryanair ou pela Easyjet. Pessoalmente não gosto muito da Ryanair (demasiado low cost no serviço), mas uso bastante a Easyjet (sempre que existe essa opção e o preço compensa).


Para viajarem do aeroporto para o centro da cidade têm a opção de ir de comboio ou de bus. Existem várias companhias e várias rotas. A melhor coisa a fazer é checkar no site da Easy Bus as rotas que existem a partir do aeroporto onde aterram e confirmar também que alternativas têm a nível de comboios. O Easy Bus funciona com a mesma lógica da Easy Jet por isso se marcarem com antecedência na net podem conseguir bilhetes a 2 £.


Checkem também o blog da Tuga em Londres que costuma ter dicas muito utéis neste aspecto.


O alojamento em Londres não é nada barato, mas a coisa bem feitinha ainda pode ser que arranje algo porreirinho e não muito caro.
Para mim o critério quando lá vou é que seja limpo, central e barato. Não vou para Londres para usufruir do hotel, mas sim da cidade, por isso só serve mesmo para dormir e tomar uma banhoca. Já perceberam que sou fã do conceito Easy... pois.. isso inclui o Easy Hotel. Existem vários em Londres. Os que conheço são os de Earls Court e Victoria, sendo que gostei mais deste último. Refira-se que os quartos pequenos são mesmo, mesmo pequenos... Da última vez fiquei com um quarto grande com janela e vá... é quarto normalinho. O quarto é entregue limpo, com uma toalha por pessoa e a cama feita. Não inclui pequeno-almoço (o que bem vistas as coisas não é mau de todo porque podem experimentar sítios diferentes todos os dias ou, se não quiserem gastar tanto, comprar coisas no supermercado e fazer um pic-nic) e os extras são pagos aparte (tv, limpeza extra, toalhas extra). Já consegui preços de 25£ por noite (o quarto para 2 pax), o que é muito, muito bom em Londres. Da última vez paguei 45£ por noite... O que também não é caro para o centro de Londres (o easy de Victoria é bem mais central - fica a 5 minutos a pé da Estação de Victoria).




De qualquer forma podem sempre procurar outras opções no booking ou no hostelworld.


Quanto ao transporte, o bilhete mais comum para os turistas é o day travelcard, que existe com opção de várias zonas. Um day travelcard zona 1-2 (centro) custa 7£. Podem usar todos os transportes dentro destas zonas. Note-se contudo que, se ficarem mais do que 2 ou 3 dias talvez compense comprarem um Oyster Card. O cartão custa 5£ e depois carregam com dinheiro que vai sendo descontado em cada viagem. Sendo que quando chega ao valor do day travelcard não desconta mais... funciona como limite. Ou seja, se ficarem por exemplo uma semana e nem  todos os dias usarem muito os transportes talvez compense perderem as 5£ do cartão e usar o Oyster... É uma questão de fazerem as vossas continhas e verem qual a melhor opção! Nas estações de metro há folhetos a explicar detalhadamente como funciona o Oyster Card.


Quanto à alimentação, Londres é um sem fim de opções. Conseguem comer barato na rua pois há restaurantes fast food nada caros (noodle box - 6£) e também porque em todos os supermercados há comida que podem comprar e ir fazer um pic-nic para um dos muitos parques (conseguem por exemplo menu de sandes com batata e bebida num supermercado por 3,5£ ou uma sushi box por 3£). Depois, se quiserem gastar um pouco mais também não vos vão faltar opções... Se gostarem de mexicano e quiserem gastar mais um bocadinho vão ao Navajo Joe's... Fui la 2 vezes e das 2 gostei bastante.


Não vos vou dar uma estimativa de custo para a viagem porque, como já perceberam, Londres dá para várias carteiras... Podem optar por uma cena low cost usufruindo dos museus, mercados e parques ou querer gastar um pouco mais indo a espectáculos e restaurantes diferentes. Podem perder-se em compras ou optar por apenas visitar a cidade... Londres dá para tudo. E para todos. Vejam os exemplos que fui dando e tentem fazer a vossa estimativa.


Por fim, cá fica uma lista de sites úteis para planearem a vossa ida a Londres a preços acessíveis:


http://www.londonpass.com
http://www.easyhotel.com/
http://www.easyjet.com/PT
http://www.lastminute.com/
http://www.easybus.co.uk/
http://www.streetsensation.co.uk/markets.htm  (mapa de todos os mercados de rua de Londres)
http://www.theoriginaltour.com/
http://www.booking.com/
http://www.hostelworld.com/
http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt/ (blog de uma Portuguesa a viver em Londres e que está muito bem organizado e dá sugestões muito úteis sobre transportes, sítios a visitar, etc... com preços e tudo - e ela actualiza regularmente os preços e as informações)
http://www.vouchercodes.co.uk/



E pronto... a modos que é isto. Espero que estas infos dêem jeitinho no planeamento das vossas viagens!!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário