sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma manhã no Tate Modern


Uma das minhas manhãs em Londres foi passada por aqui... Já conhecia a galeria, mas gosto sempre de a revisitar pois têm imensas novidades.
E é free!!!



Depois de um cafezinho cá vamos nós!!! :)














Yayoi Kusama - Princess of Polka Dots - Esta foto é da entrada da exposição lá dentro não eram permitidas fotos). Esta artista é espectacular... Tem uma perturbação qualquer (está internada numa instituição), mas transformou essa perturbação em arte. Basicamente vê o mundo em acumulação.. cheio de bolas.. e pinta tudo cheio de bolas. The obliteration room foi uma instalação desta artista, uma sala mobilada, toda branca, para que as crianças enchessem de autocolantes às bolas.... Um espectáculo. Foi feita para a Queensland Gallery, mas estava representada no Tate Modern também.







As duas imagens acima respeitam à documentação de uma instalação feita por um artista em que em 3 salas, cada uma activada em dias diferentes, desencadeava o passado, o presente e o futuro.
Na sala do passado ele estava fechado, com fotos e objectos de pessoas que, no passado, tinham sido importantes para ele. O visitante batia à porta, entrava e o objectivo era que através daqueles objectos o artista conseguisse sentir algo ligado às pessoas representadas nos objectos e tratar o visitante como se fosse uma delas (não se trata de teatro, mas de sentimento puro... muito além!)
Na sala do presente existe apenas uma rampa. Debaixo dessa rampa o artista masturba-se continuamente ao som dos passos do visitante por cima dessa rampa... Não se vêem. O presente retrata-se pelas capacidade de ter uma relação com algué que não se vê, não se conhece... no strings attached!
Na sala do futuro está o artista e a sua companheira. Ele está vendado e ela incentiva o visitante a raptá-lo.. o futuro é a vida dela depois dele partir...
Enfim, um conceito muito além mas sem dúvida diferente!







Sem comentários:

Enviar um comentário