domingo, 11 de março de 2012

Dona Especiaria

Bom dia! (Boa tarde,vá)

Ontem, como vos tinha dito fomos experimentar o Dona Especiaria. Eram 5 da tarde quando ligámos a marcar.

"Boa tarde. É possível marcar mesa para 5, para as 21h30?"
"É sim. É a primeira vez ou já conhecem o nosso conceito?"
"É a primeira vez, mas conhecemos o conceito."
"E há alguma restrição?"
"Não. Sem restrições."
"Muito bem. Até logo então."

E fomos. Sem saber bem o que iríamos encontrar. 
Uma casa fechada, em que tivemos que bater à porta. Um ambiente familiar. Para mim já estava a começar bem.
5 minutos depois a Inês vem à nossa mesa, apresenta-se e explica-nos o conceito do restaurante. Ali promove-se o bem estar através da alimentação e devemos comer e beber aquilo que nos servem.
O jantar começou pela fruta, pois esta deve ser ingerida no início da refeição e não no final como tradicionalmente fazemos. A fruta foi acompanhada de uma tisana. Está provado (diz a Inês e eu acredito) que a bebida à temperatura do corpo é ideal para começar e acompanhar a refeição. Tudo ali se destina a proporcionar o bem estar e o convívio, a tertúlia à mesa.




O passo seguinte era a sopa. E a Inês avisou. O Chef só dá sobremesa a quem comer a sopa!
A sopa, toda ela biológica, era simplesmente deliciosa. Vinha acompanhada de um pão caseiro e de requeijão e patê (também caseiro). Sobre o pão tínhamos tomate cherry com mel da Lousã, banana e mais uma coisinha que não me lembro o nome. Tudo biológico e de diferentes partes do país. E foi o próprio Chef Gil Edgar que, calmamente, nos explicou tudo isto. A bebida que acompanhou foi um espumante.



Depois da sopa (e porque a comemos toda) tivemos direito ao prato de peixe. Com legumes vários (porque os verdes é que nos fazem recuperar) e uma surpresa de salmão no final. Uma delícia e com um toque de vinagre absolutamente fantástico. Pena que esta foto não ficou muito bem. Não faz justiça ao prato! O acompanhamento foi vinho branco.


A carne - borrego pois é rico L-Carnitina, essencial ao nosso cérebro. Um tempero puxado, mas muito bom e um acompanhamento de grelos absolutamente deliciosos e de um vinho tinto.


E por fim, a sobremesa... A mousse de chocolate era divinal. Pessoalmente gostei muito do doce de requeijão com banana. Sabia a "infância". :)



No final tivemos direito a café, mas não a digestivo. Ali promove-se o conceito de que nos devemos especializar naquilo que somos bons. E para o Chef Gil Edgar, que no final se sentou a conversar connosco, a criação e combinação de ingredientes é aquilo em que deve apostar. O digestivo fica para o bar. Ali estamos numa Casa de Pasto.

E foi assim no Dona Especiaria. Gostei e é um sítio a voltar. Preços?
25 € por pessoa. Bem em conta se tivermos em consideração todo o conceito e a qualidade dos ingredientes.

O digestivo fomos tomá-lo no Arte à Parte, onde finalizámos a noite com bebidas, conversa e calma... Como se quer...

Sem comentários:

Enviar um comentário