quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Amsterdão - 3

Bom dia alegria :)

Como as reacções ao post de Amsterdão foram bastante positivas aqui fica o "resumé".

Então a coisa deu-se da seguinte forma. Aterrámos em Amsterdão vindos de Roma e depois de uma noite no aeroporto, sem dormir! Sim que isto de fazer viagens low cost é muito lindo mas também temos que ter este género de experiências ou não seria uma verdadeira low cost trip!
Quando se chega ao aeroporto de Amsterdão (a Easyjet voa mesmo para Amsterdão, enquanto a Ryanair voa para Eindhoven que ainda fica a cerca de 1h00 / 1h30 de comboio de Amsterdão) é muito fácil ir para o centro. O comboio pára mesmo no aeroporto e leva-nos até à Estação Central em poucos minutos.
A nossa aventura começou quando, chegadinhos à Estação Central, fomos ao Posto de Turismo pedir infos do botel. Ora pois... Mandaram-nos para um grande botel sim senhor.. só que não era o nosso e ficava muito longe do centro!
Anyway, após trocas e baldrocas e com a ajuda de um senhor muito simpático lá chegámos ao nosso botel - o Botel Zebra! É um conceito diferente, mas para 4 dias chegou muito bem pois o que queríamos era um sítio que não fosse muito caro (os hotéis em Amsterdão são fogo), ficasse central e fosse limpinho. A nossa Zebruncha reunia tudo isso e só era pena os quartos serem um bocado pequenos (se sofrerem de claustrofobia, a sério, não fiquem lá).

Depois de instalados lá seguimos para o Posto de Turismo, onde comprámos o I Love Amsterdam - o City Card, que dá acesso a museus, algumas ofertas e muitos descontos.

O jantar do primeiro dia foi no tal Mexicano em frente à estação, mas sinceramente não aconselho! Depois de uma pequena voltinha a pé (à chuva) fomos para a Zebruncha dormir que estávamos estoirados!

No 2º dia acordámos cedinho e depois de um pequeno-almoço consistente na Zebruncha decidimos ir percorrer a cidade (à chuva claro, sempre à chuva). Andámos então basicamente a ver o "ambiance". Tomámos o nosso cafezinho no "La Place" (para quem tem o City Card é à borliú), visitámos as lojas de queijo onde se pode provar todos os tipos de queijo (que barrigada apanhámos), entrámos numa coffee-shop (ir a Amsterdão e não entrar pelo menos numa não é ir a Amsterdão), passeámos por um mercadinho de rua e acabámos o passeio a visitar a Casa de Anne Frank.

As lojinhas de queijo são muito giras e têm senhoras vestidas com os trajes típicos sempre a cortar queijo para nós provarmos! É o delírio!
Quanto às Coffee-Shops... Há para todos os gostos: desde as mais "dark" até às mais "soft" para turista. Eu fiz questão de visitar ambas e realmente o ambiente é bastante diferente (gostei mais das "soft", que têm os bolinhos e tal para acompanhar com um chá ;)) É muito relax e ninguém é obrigado a fumar nada. Podem tomar apenas um chá ou comer um space cake, mas se quiserem experimentar os empregados estão disponíveis para explicar os efeitos dos diferentes tipos de erva. As mais "dark" não gostei pois é mesmo o ambiente de quem lá vai só para o vício! Uma curiosidade é que, apesar de na Holanda ser legal fumar erva apenas se pode fazer nas Coffee-Shops (ou em casa, claro).

Casa de Anne Frank: achei absolutamente brutal! Tem filas enormes mas para mim vale muito a pena. Para quem leu o livro e se comoveu com a história daquela menina, saber mais pormenores e ver os sítios que vinham descritos no livro e imaginar a vida dela comove ainda muito mais! O anexo não tem mobílias porque o pai dela assim o desejou. Contudo, em todas as divisões temos imensas fotos e artigos a contar todos os detalhes. As fotos foram tiradas porque quando fizeram o museu o pai, Otto Frank, descreveu exactamente como estavam mobiladas as divisões e mobilaram-nas para as fotos voltando depois a tirar tudo, de acordo com o desejo dele. É um sítio que vale a pena visitar. Não por ser bonito, mas sim porque nos comove muito e nos faz pensar em tudo o que aconteceu e em como foi horrível. E pensarmos nisso é um grande passo para que não volte a acontecer.


E foram assim os 1ºs dois dias em Amsterdão (aliás, o 1º dia e meio)!
Os restantes ficam para amanhã!

Um bom dia para vocês e boas viagens :)

Sem comentários:

Enviar um comentário