quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Verão 2011 - Berlim

Berlim foi uma cidade que, infelizmente, não visitei (ainda) como gostaria. A 1ª vez que lá estive já lá vão 5 anos e foi apenas por uma tarde, ao fazer escala para Viena. Desta última vez, embora com mais tempo, a chuva era tanta que continuo a dizer que há muito ainda para ver por lá.
Impressões gerais: é uma cidade que não faz o meu género! Dou-lhe o devido crédito é claro, mas impressões e opiniões são o que são e Berlim, por muito fantástica que seja, não faz o meu género de cidade. Muito cinzenta, fria e, sobretudo muito dispersa. Tem uma diversidade de culturas fantástica (tal como Londres, que amo de paixão) mas, ao contrário de Londres, nota-se uma certa "separação", como que uma "divisão".
Berlim é também (segundo o guia) a cidade pobre da Alemanha (tomara Portugal neste momento aquela pobreza) e com alguma criminalidade.

Sem dados concretos, a impressão que tive é que Berlim é uma cidade "aos retalhos". A queda do muro não resolveu mentalidades e diferenças culturais e, tal como já tinha achado da Alemanha no geral, Berlim pareceu-me uma manta de retalhos reconstruída (Berlim é uma cidade com construções novas pois a cidade ficou completamente arrasada com a 2ª Guerra Mundial)...  Mas repito, esta é apenas a minha impressão!


De qualquer forma, e apesar da chuva, ainda conseguimos fazer uma visita guiada a pé (free walking tours - este conceito já existe em várias cidades.. as tours são gratuitas e no final paga-se como "gorja" aquilo que acharmos que o guia merece) e visitar alguns locais históricos de que gostei bastante. Notem que eu sou um pouco suspeita pois, apesar de não ser grande fã de história, tudo o que tem a ver com a 2ª Guerra Mundial atrai-me muito. Acho que tento sempre perceber qual foi a lógica e como é que foi possível acontecer... No fundo acho que nunca o vou conseguir mas enfim... Aliás, acho que ainda bem porque se percebesse a lógica de algo tão horrendo ficava seriamente preocupada comigo!

Anyway, gostei muito (mesmo, mesmo muito) de visitar uma exposição sobre o judaísmo e o regime nazi, que fica nos antigos headquarters da Gestapo mesmo junto ao muro (o pedaço maior do que resta dele) e a caminho do Checkpoint Charlie. A exposição no museu do Checkpoint Charlie não me cativou particularmente... Além de ser paga (coisa que a primeira não é), não acrescentou grande coisa à que já tinha visto!
Uma coisa que de histórica não tem nada mas que adorei foram as galerias KaDeWe... São assim uma espécie de El Corte Inglés, mas em bom! Sim, porque o ECI ao pé daquilo parece a mercearia da esquina! Tudo o que são grandes, grandes marcas estão lá.. E a zona de alimentação então é qualquer coisa de espectacular!!! Vários corners (em que se pode comer ou comprar para levar para casa - tanto comida feita como os artigos para cozinhar), cada um para um estilo de comida como por exemplo: corner do marisco, das saladas, de comida asiática, uma zona enorme só de chocolate (Godiva e afins, tudo lá) e xanananann... um corner SÓ da Moet & Chandom... Muito bom!!!

De resto demos uns passeios pelo centro (visitámos o Sony Center - brutal - e o monumento aos judeus... gigante mesmo.. uma série de blocos de cimento que vão aumentando em altura desde as pontas para o centro e que podem ter vários significados.. há quem diga que é porque o holocausto atingiu todos.. outros defendem que representa a forma como se impôs - gradualmente...) e fomos a Charlottenburg... E assim se passaram 2 dias em Berlim debaixo de muita chuva!!! Não deu para visitar tudo o que queríamos, mas já deu para ficar com uma ideia.

É uma cidade com muito para apreender mas, não me fascina... Para me fascinar tinha que ser um sítio onde eu sentisse que podia viver (Oh Londres...) e Berlim não seria, de todo, uma das minhas opções para viver... Mas para visitar... Acho que vale sempre a pena! :)



Quanto a sabores, claro está que comemos a bela da Bola de Berlim e a típica salsicha! Houve um restaurante a que fomos duas vezes e cuja especialidade é batata. Não é muito caro e, pelo menos pela experiência que tivemos, come-se muito bem e dá para provar os pratos típicos como a salsicha com puré ou o joelho / cotovelo (não tenho bem a certeza) de porco e as batatas xxl recheadas (estes 2 últimos estão nas fotos acima.
Ah! É verdade... Alojamento foi no Easy Hotel - é um Easy Hotel recente e fica bem baratinho (conseguimos quarto duplo por 25€, ou seja, 12,5 € cada). Podem ver as fotos no site do Easy Hotel (nota mental para acrescentar o link na lista de coisinhas que dão um jeitaço...)

E pronto.. Berlim foi assim! Next stop: Viena (tendo pelo caminho a aventura de perder o cartão de embarque e a identificação 5 minutos antes de embarcar, mas isso é outra história...)! 

Sem comentários:

Enviar um comentário