segunda-feira, 7 de maio de 2012

Queima das Fitas 2012

Este fim-de-semana foi fim-de-semana de Queima das Fitas em Coimbra (aliás, toda a semana é semana de Queima). Foi fim-de-semana de rever amigos e conhecidos e de perceber como a cidade se veste a rigor para a sua festa. Em suma, foi um fim-de-semana muito bom!
Ontem, indo do trabalho (sim, aqui às vezes trabalha-se ao Domingo :)) a pé para casa por volta das 16h30, passei pelo Cortejo dos Quartanistas, vulgo "Cortejo". Bateu uma saudade de quando por ali andava (eeeeiii.. não foi assim há tanto tempo. P'raí uns 6 aninhos só!!!) e ficou também uma certa tristeza. Coimbra veste-se de cor e alegria para esta festa da Academia, mas acho que ela já foi bem mais a Festa da Academia e menos a Festa das Bebedeiras. 
Não pensem que estou a ficar uma velha moralista. Não. Não sou moralista e ainda não me esqueci de como é a vidinha de estudante. Não houve um cortejo que, enquanto estudante, fizesse sóbria... naaa.. não vale a pena estar com histórias ou falsos moralismos. Só que também não houve um cortejo em que não cantasse a plenos pulmões, em que não vibrasse com todo o espírito académico que por ali se vivia. Não sou moralista e e ainda me lembro que apanhei muitas bebedeiras na faculdade (oh lá se as apanhei..ou elas a mim). Mas também ainda me lembro que havia muito mais que isso. Muito mais.
E hoje fiquei triste porquê??? 
Porque vi muito poucas cantorias... quase não se ouvia aquele mítico "Coimbra é nossa...". Porque dos carros que vi, apenas 2 levavam à sua frente cartolados e... coitadinhos daqueles cartolados... Porque o que vi era sobretudo um conjunto de pessoas de copos e garrafas na mão que pareciam nem saber bem o porque andavam ali. Qual o significado de tudo aquilo.
Aliás, desconfio mesmo que 90% deles acha que a Queima é só aquilo e as Noites do Parque... Desconfio mesmo.
Via-se muito menos gente do que em outros anos (a crise, quiçá?) e, do que eu vi, acho que até a Queima das Fitas está em crise. Falta o espírito.


Deixo-vos umas fotos.




Não percebi porque não havia Carro 1... O 1º carro é sempre de Medicina, mas este ano o 1º carro era o nº2, de Direito. À sua frente vinha um grupo de pessoal com sweats amarelas (Medicina)... Não percebi o que se passou, mas vi uma notícia em que diziam que por motivos disciplinares o Conselho de Veteranos assim tinha decretado.





O Carro nº 6 - 1º Carro da FEUC. :)






Sem comentários:

Enviar um comentário